Conversavam sobre o futuro da gestão dos seus lares,
agora que a economia do país enfrenta dificuldades. Zara e Kuka são comadres e
colegas de trabalho.
- Kuka, sabes quais são os princípios que uma boa administradora
de casa precisa ter para cuidar bem das finanças pessoais e educar os de casa? -Questionou Zara que frequentara um curso de economia doméstica.
- Não, colega Zara. Podes explicar-me? - Kuka estava expectante, ante as conversas que
ouvira durante o percurso de casa ao local de prestaçao de serviços.
- Olha bem – começou Zara. - Mapear os alvos, as metas e a missão é de extrema
importância. A isso se junta a visão que aponta o que queremos ser ou fazer e a disciplina que nos
permite estarmos focados naquilo que idealizamos. É preciso também coragem e Generosidade.
- Explicou à amiga que seguia com atenção.
Zara, percebi algumas coisas, mas, que tal se me deres
mesmo uma lição. Sei que é mais ou menos entendida nessas coisas de economia
doméstica. – Solicitou Kuka.
- Planeamento é projectar, tencionar ou elaborar
um o plano. Por exemplo, queres diminuir as compras porque a receita ou o
que recebes no fim do mês baixou ou o valor nominal se mantém, mas o poder de
compra baixou. Nesse caso, tens de fazer um projecto de contenção de custos e
eliminação de gorduras e desperdícios. – Zara ainda ai a discorrer mas a
curiosidade de Kuka era tanta que voltou a interromper.
- E quê isso de gordura?
- Gordura é tudo o que é a mais e pode ser eliminado
nas nossas compras. Se um par de sapatos e respectiva caixa custar mais, deixamos a caixa e na mesma temos os sapatos. É um exemplo mas temos
vários outros. É preciso gastar menos do que se ganha ou ter um equilíbrio
entre o que se ganha e o que se deve gastar. Olha que o planejamento financeiro
Pessoal é um plano de acção que deve acompanhar a vida das pessoas em tempos
como os que se avizinham.
- Já viste, Zara? Estou a
compreender aos poucos. Quer dizer que temos de pensar de forma antecipada e
pensa melhor no que devemos gastar e como gastar? Devemos ser pessoas organizadas para ter sucesso financeiro na vida? Devemos fazer mais em menos tempo? –O interesse e as perguntas de Cuca pareciam não ter fim.
- Sim. É isso mesmo colega. –
Confirmou Zara. - Planear é
administrar com excelência. Para começar, precisamos de colocar numa folha de
Excel todos os nossos rendimentos mensais e listar todas as nossas necessidades
que envolvam dinheiro e distribuir em percentagens, sem nos esquecermos de uma
reserva para as imprevisões. Eu já tenho a minha folha e estou a exercitar a
sua implementação. - Explicou Zara.
- E qual pode ser o efeito imediato disso, Zara? - Voltou a indagar Kuka já mais
familiarizada.
- Você vê, por exemplo, que
só tem dez mil Kwanzas ao mês para a formação do seu menino. Com a distribuiçao
de parcelas do orçamwento por rubricas, terá de encontrar um serviço compativel
com o dinheiro que tem. É mais um exemplo. – Reforçou Zara. –Imagine que em sua
casa vivam cinco pessoas e bebem cinco garrafas de gasosa que custam mais do que
um pet de litro e meio. Se comprar o pet fica mais em conta. Já viu?
- Olha, colega, não precisas
de ir mais longe na explicação. Obrigado pela aula. Vou começar por corta os
nossos dois nomes: Irei cada vez menos à Zara e usarei cada vez menos a Kuka.
Os apadrinhamentos, as festas, os amistosos do seu compadre ficam todos com
rubricas e so acontecerão esporádicamente, caso haja cabimentaçao. Também vou
começar a procura produtos alternaticvos para aqueles que estejam muito caros
ou que sejam de duraçao muito reduzida. Sabes que barato, às vezes, também sai
caro, nê?! -Ironizou Kuka que estava
muito feliz e pronta a transmitir os conhecomentos que obtivera às demais
colegas de trabalho e à família.
- É isso mesmo, Kuka, em
tempos de crise nada melhor do que criar. É só retirar o S. Comigo é: se há
CRISE, CRIE! –Disse Zara, já a entrar para o seu gabinete.
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