terça-feira, 9 de maio de 2023

SOBERANO KANYANGA COM NOVA OBRA LITERÁRIA

 Soberano Kanyanga com nova obra literária - ANGOP

     Cultura Luanda     Segunda, 08 Maio De 2023    20h36  
Novas instalações do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás
Pedro Parente-Angop

Luanda -O escritor angolano Soberano Kanyanga lança, a 26 deste mês, a sua nova obra literária denominada “ Kitotas: Recuos e Avanços“ (nas instalações do MIREMPET).

A obra, em crónica, aborda as peripécias vividas em tempo de guerra no Libolo (Cuanza Sul), até a assinatura dos acordos de paz, em 2022.

Em declarações à ANGOP, o escritor avançou ainda que a obra, cujo lançamento está marcado para a sede do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, retrata três periódos da sua vida, nomeadamente dos 8 aos 10, dos 13 aos 16, numa leitura simples de assuntos verdadeiros e que podem ser elencados como literatura complementar da história recente de Angola.

"Desta vez não é ficção e as pessoas citadas com nomes de registo oficial, nomes de guerra ou de casa (nas aldeias temos nomes de casa e nome da escola) estão muitas ainda presentes. 

Conforme o autor, apesar de ainda "quase jovem" decidiu trazer as memórias em livro, pois a vida é curta e os miúdos de hoje, a começar pelos seus filhos e sobrinhos, acham determinadas narrativas verdadeiras como se de ficção se tratasse. 

O escritor esclareceu que esta obra vai contribuir para que a nova geração saiba de facto preservar a paz.

“A guerra comeu pessoas e não capim. A paz deve ser preservada e, no universo da triste história de guerra civil, quem fez o quê ou quem esteve em que lado, é necessário conhecer os factos nus e crus, para que a juventude se possa guiar no futuro", reforçou.

Para o escritor, os jovens de hoje, os nascidos depois da "paz do Kamorteiro" agem de forma muito emocional, fazendo apelos à rebelião, à guerra como se fossem assistir a um filme.

"É um livro com uma média de 80 páginas. Pequeno em volume rico em conteúdo. São trechos de tempo vivido e trazido à prosa", avançou.  

Apelou aos leitores, principalmente aos jovens, que leiam, comentem e partilhem o que conseguirem reter e saibam o quanto custou a paz e quanto se deve esforçar para preservá-la.

O escritor Luciano Kanyanga tem nove obras literárias já públicas, nomeadamente O Sonho de Kauia (2010), Manongonongo (2011), 10 encantos (2012), O relógio do Velho Trinta (2014), O caçador de pirilampos (2014), Canções ao vento (2015), As travessuras de Jack (2017), Amor sem pudor (2018). FMA/VM

Sem comentários:

Enviar um comentário