quarta-feira, 25 de maio de 2022

De Saulhimbo a Saurimo: Prefácio

Quão bom é ser leitor primário!

Sabe o autor por que, numa imensa floresta de árvores preciosas e frondosas, como aquelas que a Lunda tem e conserva, escolheu a mais fina e aparentemente frágil. Se calhar, a escolha seja um presente, tal como enuncia numa das páginas finais desse livro -Wakwaha cawana kexi kusopha nenyi! (Não se deve discutir o valor de algo recebido de graça!)

E mais. O autor também ensina (pg. 131) que Wazeya mwe waya nyi nguali (o humilde leva a perdiz). Por isso aceitei o desafio de percorrer as páginas deste livro e mostrar, de forma resumida e convidativa, a riqueza textual e beleza estética que o mesmo encerra.

O primeiro contacto com a capa do presente livro converteu-se num espavento. Isso mesmo. A versão inicial de título apontava para algo relacionado a “Diamante e suas consequências”.

- Quer o Dr. Domingos Kajama que eu prefacie um livro sobre diamantes, mesmo sabendo que não sou perito no assunto, embora vinculado à indústria? - Não o disse, apesar de pensado.

Perscrutei a centena e meia de páginas e fui levado, numa leitura sem paragens, até ao fim, mergulhando na imensidão da Lunda, percorrendo seus caminhos e atalhos, suas ribeiras e correntezas como as do Cassai, Tchicapa e Luachimo ou emprestando o ouvido às vozes ímpares da ngoma contadora de história e estórias.

A história geral ou total de um povo ou região é, para mim, o somatório e síntese de vários relatos de acontecimentos importantes que marcam o povo de um espaço geográfico. Uma história é (ainda para mim) um constructo (inacabado), à medida que o recurso aos distintos métodos de estudo, ciências auxiliares e métodos de (re)descoberta de verdades importantes faz da Ciência Histórica um produto sempre por concluir.

Apesar de região já bastante etnografada e historiografada, o Leste de Angola é e continuará a ser, por mais tempo ainda, um study case, à medida que os historiadores se forem servindo de documentos textuais (cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos), vestígios arqueológicos (objectos de cerâmica, construções, estátuas), representações artísticas/pictóricas (quadros, pinturas, fotos) ou registos orais (testemunhos pessoais transmitidos oralmente), entre outros.

Um dos vários aspectos relevantes, e que você poderá conferir, é o cuidado que Domingos Kajama tem com a língua, enquanto instrumento de trabalho e de comunicação. Kajama diz “conhecer e reconhecer a norma adoptada pelo Estado angolano” mas pretendeu “optar pela representação gráfica a que as pessoas estão mais habituadas” (pg. 14). E fê-lo bem, na medida em que o leitor precisa de perceber a narrativa à primeira leitura.

Outra abordagem ousada e arejada tem a ver com a necessidade de serem valorizados e (eventualmente) repostos os topónimos originais, atendendo ao seu sentido etimológico e semântico nas línguas de que são originários. Mwangeji, Lwavur, Sa Ulhimbo e Soacamombo são exemplos do muito que você vai aprender ou se recordar ao terminar a leitura deste “De Saulhimbo a Saurimo: Contributos para a história social, cultural e política da Lunda” que traz também respostas às perguntas que você terá já várias vezes colocado ou ouvido de outrem:

- Quantas vezes ouviu falar que “o povo Lunda não gosta de trabalhar”?

- Sabe quem trabalha e sempre trabalhou na extracção manual e mecanizada de diamantes?

- Que relação há entre Saurimo e a região portuguesa de Trás-Os-Montes?

- Focando-se na luta dos contrários, já pensou nas vantagens e desvantagens da descoberta e exploração de diamantes na Lunda?

O livro que Domingos Kajama nos apresenta é uma combinação de “oratura” (fonte primária para a historiografia africana) e literatura, baseada em documentos escritos.

Em “De Saulhimbo a Saurimo: Contributos para a história social, cultural e política da Lunda”, Kajama traz-nos, para além de suas vivências de uma vida inteira na Lunda e ao serviço da Lunda, aspectos que nos levam à compreensão etnográfica, geográfica, jurídica e política da região que nos mostra. O “estatuto dos vizinhos” (pg. 50) ou as integrações e disjunções entre a Lunda e Malange é exemplo de narrativa histórico-política que vale apenas ler, conhecer e compreender.

Mas Domingos Kajama escreve mais: pregoa, neste livro, o despertar do homem do Leste angolano, cuja aculturação, subjugação psico-social e política do então colonizador adormeceu o seu “eu”. O livro em suas mãos é um despertador que o leva ao passado histórico (pré-colonial), recordando-lhe a essência angolana e africana do povo e região em causa. E Kajama diz também que “… nem tudo foi mau. A Diamang procurou dedicar a sua atenção em conhecer, divulgar e preservar os valores culturais dos povos” do Leste (pg.92).

Num exercício raro, em que se combina a ciência moderna e a secular, porém sempre actual, o autor fecha o livro com a representação literária da oralidade, trazendo adágios do Leste de Angola que encerram conselhos, e alertas de vária índole e de utilidade transversal. Mais do que esses apontamentos, o meu convite é se encante no brilho deste “De Saulhimbo a Saurimo: Contributos para a história social, cultural e política da Lunda”, e percorra o livro de capa a capa, pois como nos lembra na página 143,“Kexi kwiva nyixenyi kumona!” (quem não se documenta/aconselha limita-se a ver/acatar o que lhe acontece ou dizem).

Quem conhece Domingos Kajama encontrará ainda, neste livro, um dos traços do autor: um falar vagaroso, com pausas, e assertivo.

Aliás, em todas as páginas do “De Saulhimbo a Saurimo: Contributos para a história social, cultural e política da Lunda”, Domingos Kajama parece falar em vez de escrever, ou melhor, escreve como se estivesse a contar as suas memórias/vivências: o que ouviu, o que leu, o que viveu e o que pensa, apresentando-nos um texto escorreito e convidativo, repleto de imagens, sons e ruídos (das águas, folhas e do vento) que também nos trazem mensagens.

É um livro que nos faz viajar no espaço e no tempo, apontando-nos caminhos lestos para um reencontro com a nossa identidade...

Boa leitura!

Soberano Kanyanga, Maio 2022.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário