sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

SOBERANO KANYANGA VOLTA À BNAP COM "INSTANTE NOSSO"

A iniciativa The Best "New" African Poets (BNAP) é uma antologia poética de autores africanos e diáspora, editada em Português, Francês e Inglês, sendo antólogos o zimbabueano Tendai Mwanaka e o angolano Daniel da Purificação.

Com inicio em 2015, na África do Sul, a BNAP vai na sua quinta edição (selecção 2019), contando com a quarta participação do angolano Soberano Kanyanga que na edição inaugural fez publicar os poemas "Mano Décimo", "No meu imaginário" e "Debaixo da ponte".
Em 2016 participou com os poemas "Faixa de gaja" e "Conte(n)são", fazendo pausa em 2017, segundo ele, "para dar oportunidade a uma plêiade de jovens que tutorava na Lunda Sul e Luanda, no âmbito do projecto Núcleo de Jovens Amigos da Leitura e Literatura da Lunda Sul".

Nesse contexto, conta, diversos jovens do NALL (hoje Núcleo Lev'Arte Lunda Sul) marcaram a sua estreia literária, dentre eles o seu primogênito Mohamed Canhanga ("Sei que te escondes", "Quinta-feira" e "Escritos libertários").

Soberano Kanyanga voltou a participar da iniciativa BNAP em 2018 com "Poeta Farrapo". Na edição de 2019, que conta com apenas cinco lusófonos, dentre eles dois angolanos, Kanyanga propôs "Instante Nosso", um texto que nos seus versos traz à tona o lado lírico e, às vezes, extravagante do autor de "Amor sem pudor".
A antologia é distribuída a partir de Abril de 2020 na África do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário